Casa Branca, no sopé do Parque Rola Moça, inserida no Vale do Charme esbanja paisagens deslumbrantes. Fica a 25 km do BH Shopping e está próximo ao Inhotim, apenas 29km. Faz parte do que se chama Encosta da Serra com seus múltiplos atrativos.

A bucólica vila, de clima serrano, é distrito (bairro) de Brumadinho-MG, que tem esse nome devido a “condensação de neblina forte”, “bruma” ou “capoeiras baixas de mato” que cobrem cascalhos de mineração extinta.

No caminho de Belo Horizonte, no Parque Estadual do Rola Moça deslumbra-se paisagens que nos encantam. No Mirante dos Veados olhando para o leste vemos a Serra da Moeda, os vales e o verde. Casa Branca lá embaixo. Horizonte salpicado de montanhas até onde a vista se perde. Para o oeste avistamos Belo Horizonte, Betim, Contagem, Mario Campos, Ibirité, Sarzedo. A região metropolitana nos dá a impressão que é só uma cidade: não há limites. O por do sol nos emociona. A grande muralha de pedra na serra vai mudando de tonalidades que nos faz maravilhados. A lua cheia nos enche a alma. Surge da serra imponente, sempre.

ATRATIVOS CASA BRANCA

- Verde Folhas Espaço de Aventuras que nos oferece arvorismo, tirolesas, escalada, trapeloco, rapel, trekking, quadriciclo.(www.verdefolhas.com.br).

- Templo Budista Nalandarama.

- Parque Estadual do Rola Moça.

- Trilha para caminhadas.

- Cachoeira da Ostra.

- Restaurantes com cardápios diversificados variando da comida típica mineira à cardápios internacionais. (a maioria funciona somente final de semana).

- Feirinha aos finais de semana, na Praça São Sebastião, com produtos artesanais da culinária mineira e artesanato.

ATRATIVOS BRUMADINHO

- Inhotim, hoje tido como um dos maiores Museus de Arte contemporânea a céu aberto do mundo. Possui um acervo inigualável inserido dentro de um Jardim Botânico com espécies de todo mundo.

- Piedade do Paraopeba, um dos povoados mais antigos de Minas, as atrações são as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1729; e de São José do Paraopeba, de 1751.

- Forte, no alto da serra é o primeiro registro da Casa de Moedas Falsas do Paraopeba (1731).

- Comunidades Quilombolas – povoações de Marinhos, Sapé, Ribeirão, Casinhas e Colégio. A Capela de São Caetano em Sapé apresenta via sacra com Cristo e personagens na cor negra:

- O Vôo Livre, em asas delta e parapentes operados por pilotos de nível  internacional: e balonismo.

- Restaurantes com cardápio típico e internacional nas localidades de Córrego do Feijão, Piedade do Paropeba, Palhano, Córrego ferreira, Suzano.